Os únicos três Kamov do Estado que estão aptos para voar não vão poder ser usados a (100%). Os helicópteros Kamov que estão impedidos de fazer as buscas e os salvamentos que estão com problemas com os guinchos, com os equipamentos que são indispensáveis para a missão.
Com o problema na reparação dos guinchos, que são usados, na recuperação dos náufragos, que está a ser avaliados para os Kamov que possam ser usados a (100%).
Os helicópteros que foram comprados em 2006 que não foi só para combater os incêndios florestais, foi também para desempenhar as missões de busca e de salvamento.
Com as primeiras desconformidades com os guinchos que foram detetadas no início de 2008, de um dos Kamov que deslocou no aeroporto de Loulé para uma de treino de salvamento no mar, no largo de Vilamoura. O objetivo era para resgatar cerca de três vítimas com o recurso do guincho do helicóptero.
Mas, no Relatório do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves que elaborou na altura, o cabo que parou de puxar as vítimas e que atirou-as para a água. Os peritos que concluíram a integração do guincho do Kamov que não estava certificada, o equipamento que tem sido vendido com o helicóptero, que detetaram um problema no sistema de retenção e na travagem do cabo.
Os Kamov que deixaram de ser usados para as buscas e nos salvamentos, as tripulações que perderam as certificações que são necessárias para executar a missão.
Em 2008, que foram detetados mais problemas: os peritos do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves que concluíram durante no incidente em Vilamoura que foram encontrados os sinais da falta de preparação adequada de pessoas para a operação e de manutenção do guincho.
Publicado por Notícias de Portugal
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